O Aedes do Bem™, a população e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba juntos no combate ao Aedes aegypti durante a temporada 2022-2023

Nossa solução está integrada ao programa municipal de controle do Aedes aegypti.

O que é o projeto?

Desde 2018, a Oxitec e a Prefeitura de Indaiatuba firmaram uma parceria de sucesso para fazer o controle do Aedes aegypti na cidade, adicionando o Aedes do Bem™ como uma ferramenta inovadora integrada ao manejo de combate ao mosquito já realizado na região.

Quais bairros participam do projeto?

O projeto foi expandido para outros bairros da cidade, alcançando mais de 45.000 habitantes:

Os bairros que participam do projeto foram definidos em conjunto com a prefeitura, e para monitorar o tratamento, armadilhas que capturam mosquitos adultos e seus ovos também foram instaladas.

Jd Alice

Jd. Juscelino Kubtscheck

Jd. Regina

Jd. Tancredo Neves

Parque das Nações

Vila Maria

Jd. Do Valle*

Jd. Morada do Sol

Jd. São Conrado

Jd. Teotônio Vilela

Vila Furlan*

Vila Pires da Cunha

*Bairros que não recebem liberação de mosquito.

Veja como funciona o projeto

A equipe da Oxitec dará todo apoio à população e à prefeitura durante o projeto.

Instalação das armadilhas nas casas de moradores voluntários

Contamos com moradores voluntários que nos autorizam a instalar armadilhas em suas casas, com o objetivo de capturar mosquitos adultos e seus ovos. Assim, conseguimos acompanhar o tratamento e a população de mosquitos nos bairros.

A equipe da Oxitec fará a manutenção semanal das armadilhas até o fim do projeto. O material recolhido é levado para análise no nosso laboratório.

Ovitrampas são potes pretos que contêm uma paleta de madeira e água limpa. As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam seus ovos na parte rugosa da paleta de madeira. Essas paletas com ovos são recolhidas semanalmente pela equipe da Oxitec e, por isso, não viram criadouros de mosquitos selvagens.
As armadilhas BG Pro capturam mosquitos adultos que voam em seu entorno, sem atrair mosquitos que estejam fora da propriedade em que está instalada. A equipe da Oxitec recolhe semanalmente os mosquitos capturados por essas armadilhas e os leva para análise no laboratório da empresa

Instalação de Caixas do Bem nos bairros tratados

As Caixas do Bem são distribuídas em pontos estratégicos dos bairros tratados, em grupos de três caixas.

  • Cada Caixa do Bem contém os ovos do Aedes do Bem™ e uma fonte de alimento para nossos mosquitos se desenvolverem até a fase adulta. As caixas são ativadas com água limpa, sem utilização de componentes tóxicos para seres vivos e recursos naturais;

  • Por volta do 10º dia após a ativação, os primeiros Aedes do Bem™ começam a sair pelos orifícios da caixa;

  • As caixas são ativadas em dias diferentes e passam por manutenção programada para que a liberação de Aedes do Bem™ seja gradual e constante.

Aedes do Bem™ em ação durante a alta temporada de mosquitos

A partir de novembro, as chuvas passam a ser mais constantes e as temperaturas mais altas. Por isso, é importante que todos mantenham os cuidados com seus espaços, eliminando possíveis criadouros de mosquitos visíveis.

Os Aedes do Bem™ estarão em ação pelos bairros em tratamento, buscando fêmeas do Aedes aegypti nos locais mais escondidos para acasalar.

Mas afinal, como funciona o
tratamento com o Aedes do Bem™?

Os Aedes do Bem™ são mosquitos Aedes aegypti machos, que possuem uma característica autolimitante, desenvolvida pela Oxitec. Assim como todo mosquito macho, eles não picam e nem transmitem doenças.

Ao acasalarem com fêmeas da natureza – que picam e são responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela -, apenas os descendentes machos chegam à fase adulta, herdam a característica autolimitante e a transmitem para as próximas gerações.

O resultado disso é a queda do número de fêmeas e, consequentemente, o controle populacional dessa espécie na região tratada. Tudo isso sem prejudicar plantas e insetos benéficos, além de não interferir no ambiente.

Curiosidade:
A característica autolimitante do Aedes do Bem™ não persiste no ambiente. Ela desaparece em cerca de 10 a 13 semanas após encerradas as liberações de mosquito.

Veja a diferença do ciclo tradicional de reprodução do mosquito Aedes aegypti do Aedes do Bem™

Estamos juntos nesse combate!

A partir de novembro, as chuvas passam a ser mais constantes e as temperaturas mais altas. Por isso, é importante que todos mantenham os cuidados com seus espaços, eliminando possíveis criadouros de mosquitos visíveis.

Os Aedes do Bem™ estarão em ação pelos bairros em tratamento, buscando fêmeas do Aedes aegypti nos locais mais escondidos para acasalar.